Junte-se ao Idec no protesto contra a liberalização dos Trangenitos

data 2002
O deputado federal Confúcio Moura (PMDB/RO), relator da Comissão Especial de Transgênicos da Câmara dos Deputados, apresentou no dia 04 de dezembro um projeto de lei substitutivo e o relatório que avaliou os 19 Projetos de Lei (PLs) sobre transgênicos que tramitavam na Casa. O PL deve ser votado no início de 2002. O Idec posiciona-se absolutamente contra a aprovação e conta com sua ajuda para pressionar os deputados da comissão.

Este PL substitutivo visa a liberar os transgênicos no Brasil de forma rápida e irrestrita, sem as necessárias avaliações de riscos para à saúde dos consumidores e para o meio ambiente. Além disso, o projeto não deve levar em conta as garantias mínimas para proteger a economia nacional e os direitos dos agricultores brasileiros. Veja abaixo, mais detalhadamente, os motivos que tornam este projeto maléfico para a sociedade e o meio-ambiente brasileiros.

  • A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança pode dispensar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a liberação de OGMs (organismos geneticamente modificados). Isso contraria a Constituição Federal, que impõe a obrigatoriedade do EIA/RIMA para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente (artigo 225, parágrafo 4o.) e a legislação ambiental, especialmente Lei 6.938/97 e Resoluções CONAMA 01/86 e 237/97 reforçam a necessidade do EIA/RIMA para a liberação de OGMs (organismos geneticamente modificados) no meio ambiente.
  • O próprio Poder Judiciário já reconheceu a inconstitucionalidade das disposições contidas no Decreto 1.752 e nas Instruções Normativas 3 e 10 da CTNBio, justamente quanto à discricionariedade da Comissão exigir ou não EIA/RIMA. O PL substitutivo é ainda de inconstitucionalidade mais flagrante à medida que estabelece que caso a CTNBio não solicitar EIA/RIMA, o órgão de fiscalização do Ministério do Meio Ambiente também não poderá exigir tal estudo.
  • O PL substitutivo convalida o Decreto 3.871/01 do Presidente da República, ao passo que delega competência ao Poder Executivo para estabelecer limite da presença de OGM para rotulagem. Assim, como já está determinado no criticado Decreto 3.871, somente será rotulado o produto que contiver mais de 4% (quatro por cento) de OGM, a grande maioria dos alimentos não será rotulada, desrespeitando-se assim o Código de Defesa do Consumidor.
  • De forma geral, o PL substitutivo torna válidas as disposições da MP 2.137, de 28/12/2000 (atualmente n. 2.191-9/01) tão criticadas por toda a sociedade e pelo Ministério Público. No artigo 5º do PL substitutivo, ficam ratificados todos os certificados, comunicados e pareceres técnicos prévios conclusivos emitidos pela CTNBio -o que é um verdadeiro absurdo, pois a Comissão tem sido duramente criticada pela falta de análise rigorosa, o que indica que muitos deles teriam que passar por uma revisão.

    Precisamos da sua ajuda para fazer pressão sobre os deputados integrantes da Comissão Especial. Contamos com você para impedir que este PL substitutivo, de autoria do deputado Confúcio Moura, seja aprovado nos termos atuais.

    Atue já e exija que os deputados assumam uma postura responsável e lutem pela criação de uma lei séria, que garanta a segurança da população brasileira e do meio ambiente.

    Envie a carta abaixo para os deputados integrantes da Comissão Especial dos transgênicos:

    "Prezado Sr(a) Deputado(a) Federal
    Membro da Comissão Especial sobre Alimentos Geneticamente Modificados,

    Confiamos que os senhores, Deputados membros da Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a apreciar e dar parecer sobre os Projetos de Lei que envolvem os transgênicos no âmbito nacional, não permitirão a aprovação de um Projeto de Lei que dispense os organismos transgênicos de Estudos de Impacto Ambiental, de avaliação de riscos para a saúde e de rotulagem plena.
    Acreditamos que os senhores lutarão por uma lei que garanta que nenhum organismo transgênico seja liberado no Brasil antes que haja certeza científica sobre sua segurança para a saúde da população e para o meio ambiente e que os direitos de plena informação aos consumidores sejam garantidos.
    Nós acompanharemos a votação e daremos ampla divulgação de seu voto em prol dos direitos do consumidor e do meio ambiente."

    E-mail dos deputados:

    dep.carlosbatata@camara.gov.br; dep.carlosdunga@camara.gov.br; dep.clovisvolpi@camara.gov.br; dep.luizribeiro@camara.gov.br; dep.nelsonmarquezelli@camara.gov.br; dep.rosedefreitas@camara.gov.br; dep.saulopedrosa@camara.gov.br; dep.xicograziano@camara.gov.br; dep.betinhorosado@camara.gov.br; dep.celcitapinheiro@camara.gov.br; dep.franciscocoelho@camara.gov.br; dep.jaimefernandes@camara.gov.br; dep.joserocha@camara.gov.br; dep.lucianopizzatto@camara.gov.br; dep.marioassadjunior@camara.gov.br; dep.albertofraga@camara.gov.br; dep.confuciomoura@camara.gov.br; dep.darcisioperondi@camara.gov.br; dep.igoravelino@camara.gov.br; dep.moacirmicheletto@camara.gov.br; dep.silasbrasileiro@camara.gov.br; dep.iarabernardi@camara.gov.br; dep.joaograndao@camara.gov.br; dep.luizeduardogreenhalgh@camara.gov.br; dep.marcosafonso1313@camara.gov.br; dep.fetterjunior@camara.gov.br; dep.hugobiehl@camara.gov.br; dep.hugobiehl@camara.gov.br; dep.salomaocruz@camara.gov.br; dep.aldoarantes@camara.gov.br; dep.emersonkapaz@camara.gov.br; dep.pompeodemattos@camara.gov.br; dep.ronaldovasconcellos@camara.gov.br; dep.fernandogabeira@camara.gov.br; dep.eliasmurad@camara.gov.br; dep.josecarloselias@camara.gov.br; dep.josecarlosmartinez@camara.gov.br; dep.odiliobalbinotti@camara.gov.br; dep.paulomourao@camara.gov.br; dep.pedrocanedo@camara.gov.br;, dep.welintonfagundes@camara.gov.br; dep.adautopereira@camara.gov.br; dep.deusdethpantoja@camara.gov.br; dep.jaimemartins@camara.gov.br; dep.joaquimfrancisco@camara.gov.br; dep.paulooctavio@camara.gov.br; dep.pedropedrossian@camara.gov.br; dep.freirejunior@camara.gov.br; dep.joseborba@camara.gov.br; dep.marcelocastro@camara.gov.br; dep.osvaldoreis@camara.gov.br; dep.wilsonsantos@camara.gov.br; dep.fernandoferro@camara.gov.br; dep.lucichoinacki@camara.gov.br; dep.dilceusperafico@camara.gov.br; dep.robertobalestra@camara.gov.br; dep.vanessagrazziotin@camara.gov.br; dep.alceucollares@camara.gov.br; dep.marciobittar@camara.gov.br; dep.paulojosegouvea@camara.gov.br; dep.marcosrolim@camara.gov.br; dep.betinhorosado@camara.gov.br


    Abaixo-assinado contra os transgênicos

     

    Voltar para Resistencia Verde